sexta-feira, 6 de junho de 2008

Inovações oferecem guarida ao jornalismo



Os avanços tecnológicos proporcionam novos ferramentas ao jornalista.

Vivemos atualmente uma rápida evolução das mídias digitais. As mudanças são muitas e inesperadas, surgem tantas invenções que não sabemos ao certo o que vai nos satisfazer. Em pouco tempo a web disponibilizou diversas maneiras de entreter os usuários. Surgiram também diversos equipamentos, deixando a impressão que não vamos acompanhar essa infinidade de descobertas. O mundo virtual desencadeou uma verdadeira onda de inovações que nos leva a pensar o que realmente é útil e o que é supérfluo.

A grande responsável por convergências é a Web 2.0 (termo que define a nova geração da Internet). Ela proporciona para o usuário maior interatividade, como por exemplo, trocar informações, organizar conteúdos, sem contar com a infinidade de sites, blogs que invadiram este universo. A web propaga as notícias com facilidade e rapidez. Ela ampliou os horizontes para o radio e vem sendo aprimorada para a televisão. E por falar em TV especialistas já prevêem uma nova maneira de assistir televisão. Segundo eles a televisão será parecida com um ipod, onde será possível baixar conteúdos para assistir a qualquer momento.

Na área de telefonia móvel estamos entrando na 3º geração. Os novos celulares possuem programas para edição de texto, imagem e vídeo. Esse equipamento ainda apresenta uma grande vantagem em relação aos laptops por que são mais leves. Outro grande exemplo de convergência foi a chegada da TV digital que está sendo aprimorada em nosso país.

O jornalismo tem encontrado guarida na maioria destas inovações. As novas tecnologias tem ampliado os horizontes dos jornalistas. Afinal, de onde estiver ele consegue fazer uma entrada ao vivo e enviar as primeiras fotos, imagens e comentários sobre um determinado fato que tenha ocorrido. Algumas emissoras de TV já tem se apropriado destas tecnologias, mostrando que são bem vindas ao ambiente de trabalho dos jornalistas.

Se você anda imprecionado com as descobertas que já presenciou no mundo digital, Prepare-se, pois já andam especulando o surgimento da web 3.0 ou internet semântica. O diferencial na 3º geração é que o uso do mouse e do teclado serão descartados, pois os comandos serão dados por meio da voz. Se assim acontecer corremos o risco de entrarmos na era da preguiça.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

:: Dário, parece que vc desejou falar do jornalismo como beneficiário da convergência, mas entendo que ele, a exemplo dos demais atores, terão, sim, de se adaptar sob pena de fenecer.
Discordo de que a Web se prepara para a TV. Na realidade é o contrário. Se a TV não se adapatar é ela quem dança!
@_@"
►◄