sábado, 7 de junho de 2008

Ganhe dinheiro jogando!

screenshot de GTA 3: Jogos violentos que dão dinheiro



A cada ano que passa, ou a cada lançamento, os games eletrônicos estabelecem grande conteúdo de inovação. Mas algo tem chamado a atenção: o alto nível de violência contida em alguns jogos. Alguns órgãos de controle têm se atentado ao fato de modo que buscam controlar e até mesmo censurar determinados games. Porém há quem ganhe dinheiro apenas para se divertir. É fácil encontrar na web, sites de organizadores que promovem campeonatos. Em São Paulo, ocorre anualmente uma feira onde são laçados games e ao mesmo tempo são efetivados as competições.

Fato é que muito desses jogos tem uma violência desnecessária. Em alguns países, jogos como GTA (Grand Theft Auto) da empresa de software Rockstar Games Presents, que simula a vida de um bandido, o qual tem por objetivo cumprir ordens de facções distintas dentro do jogo. A Rockstar Games, principal desenvolvedora de jogos considerados violentos (Grand Theft Auto, Halo e Manhunt), que parecia não dar a mínima aos que iam contra, já se posiciona de outra maneira. A Inglaterra proibiu a venda do ultimo lançamento de Manhunt 2, porém, a desenvolvedora editou o jogo e entrou com um pedido para que o jogo, então, fosse vendido no país. Mas a cada ano lança novos jogos, mais violentos, e atualizações dos que já existem. Um contraponto interessante à violência em excesso nos games é a defesa de alguns especialistas sobre a influência que possivelmente esses jogos poderiam exercer nas pessoas, principalmente entre os jovens. Em entrevista, um casal de especialistas isenta os jogos de contribuírem para o comportamento violento e a criação de assassinos em potencial. “O que eu quero que as pessoas percebam é que não há dados que suportem as preocupações simplistas segundo as quais os videogames causam violência", afirma Kutner, co-autor de "Grand Theft Childhood: The Surprising Truth About Violent Video Games and What Parents Can Do" ("O Grande Roubo da Infância: A Verdade Surpreendente sobre Videogames Violentos e o que os Pais Podem Fazer", em tradução livre). Alguns jogos proibidos no Brasil são facilmente encontrados em Lan Houses, (onde também são promovido campeonatos) e em camelôs. A missão de tirá-los de circulação é impossível. A venda é fácil e com os mecanismos de cópias cada vez mais modernos a reprodução é dada com maior número cada vez mais rápida, dificultando assim qualquer intervenção dos órgãos responsáveis.
É importante dizer, que muitos jovens passam horas se preparando para as competições. Quer os especialistas ou não, isso pode influenciar de forma direta no comportamento dessas pessoas. Imagine passar de 8 as 10 horas treinando e no fim não ter sucesso?



Um comentário:

webjorsuperacao disse...

::Glauber, games são uma vertente extremamente importante não só para o lazer, mas para a educação e para os jornalistas.
Curioso observar que uns pesquisadores dizem que o game educa e desenvolve o cérebro cognitivamente, mas outros dizem que os mesmos não levam à violência. Peço desculpas a estes, pois vale o dito bíblico: "diga-me com quem andas que eu direis quem és". Em outras palavras, quem cultua a violência, pode não praticá-la, mas certamente a consome, o que parece dar na mesma.
Por outro lado, senti falta de uma intervenção mais do jornalismo neste setor.
@_@"
►◄