quinta-feira, 5 de junho de 2008

Web influenciará eleições em 2008

YouTube é uma das ferramentas para compartilhar idéias políticas

A medida que as eleições municipais se aproximam é natural que os candidatos queiram aparecer e fazer campanha, apesar da proibição prevista no artigo 36 da Lei Eleitoral brasileira. A diferença é que os tempos dos santinhos, panfletos, adesivos e carros de som deram lugar à era da internet.
Nos Estados Unidos a disputa acalorada entre os democratas Barack Obama e Hillary Clinton foi acompanhada de perto pelos eleitores graças à web. Alguns criaram vídeos e postaram no YouTube. Uma nova tendência no debate político. Na comunidade, entre amigos, não importa. Agora os argumentos não são aparesentados apenas no "cuspe". A mídia digital abriu novas possibilidades.
No Brasil, um parecer técnico do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) proibiu a propaganda eleitoral na internet. Isso inclui email, blogs, banners, links patrocinados em sites de busca, vídeos no YouTube e até divulgação através do Orkut. Desobedecer a lei pode levar até à cassação da candidatura.
A publicidade do candidato na internet só poderá ser feita na página destinada exclusivamente à divulgação da sua campanha, mas na prática já ocorrem alguns casos polêmicos, como no blog de um pré-candidato a vereador na cidade de Poá-SP e no perfil do orkut de outro, em Suzano-SP.
A questão principal, porém, é: Sendo a web um ambiente livre, onde as pessoas podem debater e interagir diretamente umas com as outras, não seria benéfico permitir (ainda que moderadamente) a campanha eleitoral no meio?

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

:: Osti, interessante essa contribuição que muda novamente a atuação dos políticos na tentativa de convencer os eleitores. Para afalar sério, não tô aguentando mais papo furado de políticos. Todos são cara-de-pau! A meu ver, não deveria haver esta esfera de representação.
Os internautas deveriam boicotar!
Considero que liberdade é fundamental, mas do jeito que a política está prostituída, não a dissocio muito do conteúdo pornô.
@_@"
►◄