quinta-feira, 5 de junho de 2008

Tv online:A democratização de quando assistir

No computador ou celular transmissões online são sucesso


A internet é sem dúvida a revolução de todas as mídias, e hoje o que está em alta são as transmissões online. Democráticas e diretas,elas fazem sucesso pelos simples fato de você assistir somente o que lhe interessa, sem sem perturbado por intervalos publicitários por exemplo. Já existem pessoas que baniram de sua vida a tv convencional, por quê não se adequam a seus horários, então, deixam para assistir em momentos oportunos, selecionando somente o conteúdo desejado e adaptando à seus horários. Uma reportagem feita à pouco pelo jornal O Estado de S. Paulo mostrou que em sua maioria são jovens os que utilizam estes serviços.

Esta fórmula já está dando certo no Brasil e o número de tv's online cresce frenéticamente, desde as universitárias que são experimentais e servem para a prática dos alunos com a nova tecnologia, até as "experts" no assunto como a AllTV, que já foi ganhadora de um prêmio Esso em 2005, e também faturou uma boa colocação em um ranking da revista Info/Exame que listava os 250 sites mais importantes, dentre várias categorias.Com poucas ferramentas e sem necessidade de prática ou habilidade com o tema a notícia sempre é fresca, pois, com celulares que fotografam e filmam é possível que qualquer cidadão comum tenha seus momentos como jornalista, e com a tecnologia de transmissão digital tudo é feito muito rápido, proporcionando furos incríveis.
Entretanto,algumas universidades já de olho na expansão da área preparam cursos específicos para lidar com as mídias digitais.A Unesp, de Bauru é uma delas e só este ano arrebanhou quase trezentos alunos entre graduados e de nível médio para se preparar e preencher estas vagas e não permitir que fique apenas na mão de despreparados e sortudos.

Exemplo de rapidez é a linha You Tube de sites, onde assuntos dos mais variados são postados tão rápido quanto eles acontecem ou são exibidos em um programa de tv comum, alguns cansados de travar esta batalha desonesta preferem colaborar e disponibilizam seus programas na internet.
O jornalístico-humorístico "CQC",transmitido pela TV Band faz parte desta turma, seus quadros pertencem ao vídeos mais acessados do You Tube,e também podem ser vistos em seu próprio site.

Experiências assim são incentivadas como já declarou em um artigo o jornalista Antonio Brasil ao site Comunique-se. Brasil,disse o quão fácil é fazer notícia, e sobre os variados temas que podem ser aborados,o importante é o discernimento de quem o fará, pois, a criatividade sempre será bem-vinda.A internet é um meio que tem público para todos os assuntos,e a TV Online veio para complementar isto tudo,é uma tecnologia recente e ainda é passível de muitos erros, mas tem um grande potencial e aguarda apenas por mentes criativas e pessoas interessadas em qualidade e agilidade da notícia.

Carolina Veronez

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

::Veronez,você fala de TV online mas só oferece um exemplo, o que deprecia sua pesquisa! Venho perseguindo este tema há algum tempo e percebi que as mesmas se multiplicam, sendo algumas meros ambientes para capturar adesões.
@_@"
►◄