domingo, 1 de junho de 2008

Mudança na Reuters e no The New York Times prometem transformações em efeito cascata


Após a agência de notícias Reuters liberar o acesso a sua API, agora é a vez do jornal The New York Times. A empresa jornalística anunciou esta semana que deve liberar ainda este ano. A API é como se fosse uma espécie de “receita e instruções” do site. Com o acesso a ela, será possível criar qualquer ferramenta, serviço, gadget que tenha como base o conteúdo do jornal. Ou ainda cruzar livremente as notícias da publicação com outros dados e informações.


A mudança fará com que o NY deixe de ser apenas um periódico, transformando-se em uma plataforma de conteúdo. As mudanças nas duas empresas prometem novos contornos pelo mundo na comunicação e também no mercado brasileiro. O objetivo das duas empresas é ganhar maior distribuição e também aumentar a audiência na internet.

A mudança vem em meio a uma realidade da produção de notícias com uma mobilidade cada vez mais dinâmica, onde qualquer pessoa seja ela jornalista ou não poderão propagar informações para parcela ampliada da sociedade.

Exemplos nesta linha em termos de publicação de conteúdo, mas com sites e não com jornais demonstram ser uma opção saudável para a captação e divulgação de informações relevantes. E diferentemente do que muitos colegas jornalistas pensam não afeta nossa profissão, de modo a restringir as opções de emprego no mercado de trabalho. Pelo contrário, é uma ferramenta que temos que usar de modo a tirar proveito e assimilar com uma visão inovadora, buscando novos contornos e possibilidades e sobretudo novos olhares sobre a realidade contemporânea que nos é incumbido captar.

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