sábado, 31 de maio de 2008

CQC: Inovação no jornalismo?






Há quase dois meses no ar o jornalístico-humorístico "Custe o que custar" vem fazendo sucesso com os espectadores e causando saias-justas em celebridades e políticos. Com perguntas ásperas seus repórteres andam arrancando caras feias e em muito lugares já não são mais bem-vindos, como no congresso, em Brasília, isso devido a uma pergunta feita pelo repórter inexperiente, Danilo Gentili. Ele deixou o deputado federal, José Genoíno, de "calças curtas", o questionando sobre sonegação de impostos e caixa 2. O deputado, que foi pivô de alguns escandâlos na política, se irritou e não respondeu, logo depois a equipe foi expulsa do local.


O programa também quebra o estigma de intocáveis de algumas celebridades, que são sutilmentes hostilizadas, e dificilmente se saem bem das perguntas.


Seria esta uma inovação no jornalismo? É sem dúvida a junção de humor e matérias sérias, que em um deteminado quadro põe em cheque serviços deficitários do governo, reclamações populares e etc.


O CQC vem fazendo sucesso por aqui, mas não é uma versão inédita, o programa também existe na Espanha, Argentina e Chile e mantém o padrão em todos os países, irritar jornalisticamnte.


Carolina Veronez



Nenhum comentário: