terça-feira, 13 de maio de 2008

Blogs Jornalísticos têm credibilidade?


Criado como uma ferramenta para publicação de diários pessoais na internet, os weblogs, ou simplesmente blogs, estão sendo cada vez mais usados por interessados e jornalistas para publicar informações e opiniões de forma ágil.
Segundo o jornalista Luis Fernando Pereira, muitos fatores podem levar uma pessoa a criar um blog, como a possibilidade de escrever livremente e a chance de ter um clima de conversa de redação na web.
Ocorre-se que devido às inúmeras vantagens que um blog oferece, muitos profissionais, inclusive autores desconhecidos, utilizam esta ferramenta e acabam postando informações falsas, comprometendo dessa forma a credibilidade dos blogs jornalísticos.
De acordo com o Professor Marcos Palácio, os “blogueiros” normalmente erram na busca pela notícia e pelo chamado “furo jornalístico”. “Muitas pessoas acabam não checando as informações corretamente, acham que estão abalando e, acabam pecando colacando em prova a credibilidade dos blogs”, afirmou.
Para o jornalista americano Jonh Hiler, apesar dos blogs jornalísticos serem construídos normalmente por profissionais renomados, a ferramenta não tem a credibilidade do jornalismo.
Opinião que não compartilha o jornalista Dave Weaver, um dos inventores dos blogs, que segundo matéria veiculada por Acesso Com, Weaver defende que existem muitos blogs jornalísticos de credibilidade, inclusive os de autores “desconhecidos” que muitas vezes divulgam textos e, acabam pautando os jornais impressos. “Não podemos generalizar que os blogs não têm credibilidade, existem muitos profissionais competentes, que por meio desta ferramenta informam e ensinam muitos como apurar informações objetivas”.

Um comentário:

Glauber Canovas disse...

A credibilidade está diretamente ligado a quem escreve, portanto se um Noblat afirmar em seu blog algo sobre determinado assunto, é bem dificil que alguém (eu mesmo) procure saber em outra fonte. O que não se pode dizer dos 'anonimos' que não tem comprometimento algum com o que escreve.