sexta-feira, 30 de maio de 2008

Podcast: novas possibilidades


Uma nova mania da internet promete abrir portas aos profissionais de comunicação. O podcast, arquivo de áudio transmitido via internet, permite a divulgação de diversas informações sem que o internauta fique preso a uma programação, como acontece nas rádios. Os arquivos são baixados na internet e podem ser escutados no próprio computador ou em qualquer tocador portátil de mp3, quando a pessoa quiser.

No jornalismo, já existem exemplos de sucesso de profissionais que aderiram à tecnologia. O colunista Diogo Mainardi, da revista Veja, por exemplo, publica semanalmente seus artigos em áudio. O conteúdo, claro, também pode ser lido no site da Veja. O site do jornal O Globo também disponibiliza podcasts com parte de seu conteúdo. O mesmo acontece no site da CBN, onde é possível baixar diversos conteúdos da programação da rádio. Tudo pode ser baixado gratuitamente.

Para receber podcasts no computador, o usuário deve instalar um agregador de informação em seu micro. Um dos mais populares é o software gratuito iTunes, da Apple, que atualiza os programas selecionados pelo usuário. Mas há também o iPodder e Primetime Podcast Receiver, entre outros softwares. Para baixar os arquivos, o internauta deve entrar na página de um podcast, clicar no link "RSS" ou "XML" com o botão direito, selecionar a opção "copiar atalho" e colar o endereço no agregador. Feito isso, os arquivos serão atualizados automaticamente. Quem preferir usar um tocador portátil, pode transferir os arquivos do computador.

Nenhum comentário: