quinta-feira, 1 de maio de 2008

O Blog Investigativo


O Talking Points Memo é um dos blogs políticos mais influentes nos EUA, e a prova disso é que ele foi o primeiro blog a receber o George Polk, um dos mais cobiçados prêmios do jornalismo americano.

Isso se deu devido a brilhante atuação do Jornalista e blogueiro, Joshua Micah Marshall, que com a ajuda de internautas, notou que, no fim de 2006, procuradores públicos estavam sendo demitidos nos EUA e deu início a uma investigação sobre o assunto. Ele descobriu que todos os demitidos tinham em comum terem aberto processos contra políticos republicanos locais. A reportagem investigativa gerou interesse da mídia tradicional e levou à renúncia do procurador-geral Alberto Gonzáles.

O blog além de adotar a linha investigativa, não trabalha com um modelo de artigo com início e fim e sim fluxos de idéias. Além de possibilitar que o leitor tenha acesso a links e dicas de leitura sobre o tema.

Outros projetos desenvolvidos nessa linha investigativa por Marshall, está o TPM Café, que aborda fóruns sobre política.

Nenhum comentário: