quarta-feira, 14 de maio de 2008

O que é Lobby?


" Lobby é toda atividade organizada, exercida, dentro da lei e da ética , por um grupo de interesses definidos e legítimos , como o objetivo de ser ouvido pelo poder público, para informá-lo, e dele obter medidas, decisões, atitudes" segundo Said Farhat , jornalista e comunicador que lançou o livro " Lobby O que é como se faz". São grandes as discussões a respeito dos lobistas, suas verdadeiras funções e a veracidade dos fatos que eles contribuem para acontecer. O lobbies podem ser bons para ajudar a população e seu crescimento , mas também pode ser desonesto e corrupto se feito de formas ilícitas.

Farhat defende o lobby e descreve as principais fuções de um lobista ou as que deveriam ser. Falar, falar e falar, estudar profundamente e, sobretudo respeitar os pontos de vista dos adversários, informar, persuadir , bater em todas as portas e voltar mil vezes, apresentar documentos e argumentos.

Mas para que o lobby seja feito com sucesso, o lobista deve seguir algumas regras de conduta citadas por Said: Humildade, amor pela legalidade, prudência, veracidade entre outras.

O livro trata de vários aspectos relacionados ao lobby e enfatiza a qualidade do trabalho e a responsabilidade que gira em torno da atividade. Para os interessados serve a dica de um manual.



Nenhum comentário: