domingo, 1 de junho de 2008

Crossmedia na imprensa brasileira


A internet abriu novos caminhos para os profissionais da comunicação. Os novos recursos disponibilizados pela rede garantem aos leitores experiências únicas. Os leitores podem ler sobre uma investigação da policia federal e baixar um arquivo para ouvir na integra os grampos telefônicos citados na matéria. A revista Época na edição de 22 de maio de 1998 produziu a capa “Leia e Ouça o Grampo”, exemplo da integração perfeita entre as diversas mídias utilizadas na comunicação (crossmedia). Veja um exemplo em uma matéria postada no portal G1.

Hoje, dez anos depois, aumentou o acesso das pessoas à rede, e uma internet mais participativa surgiu. Internautas podem enviar fotos e vídeos para sites de notícias quase em tempo real. O site http://www.bbc.com/ foi um dos pioneiros na integração das mídias, para participar basta enviar e-mails ou mensagens de texto/áudio/vídeo por celular. O Limão é o exemplo brazuca bem sucedido de crossmedia e internet participativa. Está todo mundo espremendo e bebendo do fruto repleto de vitamina C. As páginas do portal estão repletas de noticias recheadas com arquivos de áudio e vídeo.

Para fazer jornalismo não basta saber apurar e escrever. Apesar de estas permanecerem as habilidades fundamentais para todo jornalista, a criatividade somada a manipulação de editores de áudio e vídeo são a chave para conquistar leitores, cada vez mais exigentes e com cada vez menos tempo para se informar.

Nenhum comentário: