sexta-feira, 21 de março de 2008

De quem é a culpa?


É sua...! Não é minha...!

E assim caminha a briga de autoridades para chegarem ao culpado pelo surto de dengue no Rio de Janeiro. Sérgio Cortês, secretário estadual da saúde do Rio afirmou essa semana que existe uma epidemia na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde diz que existem regiões epidêmicas, mas nega epidemia na cidade. O prefeito César Maia (DEM) também se posiciona; o culpado é o ministro da Saúde, José Gomes Temporão (PMDB). O desembargador Raul Celso Lins e Silva também entra na história e acusa o Estado e a Prefeitura do Rio como os responsáveis pelas mortes, pois faltaram com o serviço preventivo ou repressivo no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. Em seu direito de resposta, Temporão diz que “este não é o momento de polemizar e sim de mostrar ações em trabalho conjunto”.

Tuchê! Realmente, não é o melhor momento de achar o culpado e prendê-lo a qualquer custo. Aliás, o culpado está tão escondido que só este ano já contaminou 48 pessoas, 30 delas na capital. Nesse trabalho conjunto, não podemos esquecer de que existe a presença de mais um participante na luta contra a dengue: a população. É ineficaz qualquer solução do governo sem que a população participe desse controle.

A conscientização de prevenção contra o mosquito da dengue é realizada através da mídia, da escola, pelos agentes que visitam mensalmente as casas dos moradores, informativos impressos distribuídos na população e outras táticas mais. Mas o governo não pode examinar e proteger todos os dias cada caixa d’água, cada quintal, cada calha, cada pneu, garrafa ou vaso de planta com água parada numa metrópole como o Rio de Janeiro. Além da pequena fera, o maior culpado talvez seja o morador inerte por achar que o mosquito só freqüenta a casa do vizinho.

4 comentários:

webjorsuperacao disse...

Elismere, louvável seu registro e indignação em relação ao descaso com a saúde no Rio de Janeiro. Mas em que sentido o jornalismo pode ajudar a superar este problema!?
Será que as análises e o aprofundamento nas investigações permitirão que em vez de secretários pedirem desculpas, que eles salvem vidas? Acompanhe e fica aí um desafio para que faça sondagem da imprensa carioca para observar como cobrem e como cobram providências para este verdadeiro flagelo.

webjorsuperacao disse...

Elismere, já descobri como vão resolver o caso da dengue no RJ: Veja notícia que saiu pelo JC:
========
Luciano Huck está com dengue
Publicado em 22.03.2008, às 19h02

O apresentador da TV Globo Luciano Huck foi atingido pela epidemia de dengue no Rio de Janeiro. Ele já está se recuperando da doença, de acordo com a emissora. Ontem, a Globo exibiu uma edição gravada anteriormente do programa "Caldeirão do Huck".

O apresentador está passando o feriado da Páscoa descansando em Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense. Está acompanhado da esposa, a também apresentadora Angélica, e dos filhos, Joaquim e Benício. Segundo a TV Globo, a doença de Huck não vai interferir em nada na programação porque existem programas já gravados.

Fonte: Agência Estado
=====
Quando as celebridades ficam doente, isso vira preocupação nacional. Será que a Globo vai cobrar providências!?

Larissa Almeida disse...

É verdade agora que uma celebridade está com dengue, a grande e poderosa Globo e outros meios intensificarão as reportagens e vão cobrar das autoridades, enfim....Agora a manchete é: "Apresentador da Globo está com Dengue Clássica".

Karen Hiraoka disse...
Este comentário foi removido pelo autor.