quarta-feira, 19 de março de 2008

Reportagem Assistida: um recurso aos jornalistas

Reportagem assistida por computador (ou computer-assisted reporting, CAR) é um conjunto de técnicas para capacitar jornalistas a utilizar os recursos oferecidos pela informática em sua busca por informação. A idéia é tornar-se capaz de lidar com material como bancos de dados, Internet, planilhas eletrônicas, entre outras.” Essa é a definição dada pelo professor e autor de sete livros sobre jornalismo, Felipe Pena.
Os jornalistas devem aprender a usar os recursos e informações presentes na Web, para incrementar e fundamentar muitas vezes a matéria, o artigo, a crônica, que estiver desenvolvendo. Ao se deparar com pouca informação, o profissional da mídia recua, e não sabe o que fazer para informar melhor o leitor.
A internet é uma saída para o jornalista que quer dar uma informação mais completa, precisa e de qualidade. Sites de buscas, de estatais, de governos, e até os próprios que foram feitos para a reportagem assistida beneficiam o trabalho. O ciberespaço é uma fonte para jornalistas, que devem aprender a explorar esse universo.
“Com a caracterização do próprio ciberespaço como fonte para o trabalho dos jornalistas, pretendemos reorientar o foco da discussão, defendendo a hipótese de que o futuro dos projetos jornalísticos empreendidos no suporte digital, até o momento muito atrelados aos modelos dos meios clássicos, depende da adoção de técnicas de pesquisa e apuração adequadas ao jornalismo praticado nas redes telemáticas”, proposta feita por Elias machado, jornalista e doutor em Jornalismo, professor e pesquisador do CNPQ na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.
IMPOSIÇÂO Grande parte dos jornalistas, por imposição do mercado, faz questão de privilegiar textos enxutos, fragmentados, em blocos previamente estabelecidos, para facilitar a diagramação das páginas e o processo de fechamento da edição. Isso deveria ser derrubado, porque há muitos leitores que gostam de ter uma informação completa, e talvez isso possa estimular as pessoas a praticarem o hábito da leitura, mesmo com um mundo e uma sociedade agitada e com pressa.
Computer-assisted reporting seminar being held at School of Journalism and Mass Communication

Larissa Almeida

Nenhum comentário: