segunda-feira, 24 de março de 2008

Blog: um recurso nada inofensivo


Presidente Lula no Aerolula
-----------

Foi-se a época em que o mundo da blogosfera era (mal) utilizado para a divulgação de "diários virtuais", aos quais o mundo inteiro poderia ter livre acesso. Esse paradoxo ainda não caiu por terra, mas muitos internautas ampliaram os horizontes e conseguiram superar essa mediocridade estigmatizada, por meio de alterações no modo de utilização desses espaços virtuais, os blogs.




Nesse caso, o verbo mudança significou melhora. E ameaça aos que devem esclarecimentos à sociedade. É nesse universo, mais útil do que aquele que se aprofunda na intimidade alheia, que se inserem os assuntos de interesse coletivo, de prestação de serviço. O caminho? Simples: é norteado pela seriedade e muito explorado por jornalistas. Por proporcionarem credibilidade, há blogs que chegam, inclusive, a denunciar falcatruas de colarinhos brancos. Nem o presidente-molusco escapou. Quem não se lembra do Aerolula? Pois é... O escândalo foi denunciado pelo blog Coturno Noturno, criativamente editado por um militar que se identifica como "Coronel". O "Portal da Transparência", como ficou conhecido, foi censurado pelo Governo. Incomodou.

Outro exemplo de blog que incomoda é o Letras Com Garfos, que foi suspenso pelo serviço onde está alojado porque o conteúdo do mesmo dá origem a ataques de "hackers" ao servidor. Orlando Braga, autor do referido blog, denuncia a situação.

Mais uma denúncia feita por um blogueiro revoltado que resolveu botar a boca no trombone foi a máfia dos caça-níqueis. "Dr. Guerra", ex-delegado na baixada santista, denunciou em seu blog Flit Paralisante (mas, por erro de digitação, o endereço é parasilante) todo o esquema do crime organizado de Santos e região que envolvia os donos de máquinas de caça-níqueis e a Polícia Civil. O Ministério Público já leu, a imprensa já falou. E tudo continua como está, mas isso não vem ao caso no momento.

Para evitar a retaliação, ótima arma é a postagem anônima. Merece ser apurada a do Blog do Barata, segundo a qual, com o auxílio de um "laranja", Paulo Castelo Branco figuraria na folha de pagamento na prefeitura de Belém. Escândalo este menos famoso, mas não menos grave.
Definitivamente, blog está longe de ser um instrumento de interatividade inofensivo, para a surpresa dos que o julgavam a mais baixa forma da palavra escrita.

Nenhum comentário: