domingo, 16 de março de 2008

Credibilidade x Blogosfera = Polêmica²




(6:25) – Mensagem postada com sucesso. Todos os dias milhares de textos invadem a rede. Eles podem tanto discutir o último escândalo na política como ensinar a fazer o delicioso doce de banana da vovó. Não demorou muito para os jornalistas sacarem as possibilidades oferecidas pela web. É cada vez mais comum acessar o blog de seu jornalista mais confiável para ver o que é notícia no dia.

A blogosfera conquista cada vez mais adeptos e com isso cresce cada vez mais a troca de informações na rede. Segundo o Technorati, o número de blogs novos criados por dia chega a 175 mil. Certamente a forma mais democrática e dinâmica de compartilhar informação. É aí que surge uma questão. A velocidade que a rede exige de seus produtores, tudo cada vez mais perto do tempo real, deixa uma dúvida no ar, será que as informações são apuradas com o cuidado que merecem?

Não se espera dos diários virtuais, com exceção dos blogs jornalísticos, compromisso intrínseco com o mundo real, mas sempre é preciso cuidado quando o assunto é troca de informação. Por causa disso o jornal Estadão produziu uma campanha contra os blogs editados por “não profissionais”, a medida gerou muita polêmica. É preciso tomar cuidado com o lugar onde clicar em busca de informação, mas também existe qualidade fora dos meios tradicionais. O jeito é recorrer ao bom senso e ao mouse para escolher o que merece ou não ser lido. Nada mais democrático. Não concorda acessa outra página...

Um comentário:

Natália Gagliotti disse...

Tutu, gostei muito do seu texto..
e também não sou à favor desta campanha contra os blogs editados por "não profissionais", tudo bem que não podemos confiar em tudo que lemos, pq até crianças, que não tem entendimento em muitos assuntos, tem blogs hoje em dia, minha priminha de 12 anos, por exemplo, tem um blog, e lá ela escreve sua opinião sobre vários assuntos, e também usa como diário...
No entanto, tirar essa liberdade dos internautas é errado, pq com a vinda dos blogs todos que gostam de escrever e se expressar, tem esse espaço, essa LIBERDADE. São: idéias, pensamentos, informações, enfim... o que quiser, claro que é importante que a pessoa tenha responsabilidade na hora de escrever sobre certos assuntos..
Mas adorei a útima frase: "Não concorda acessa outra página...", eu concordo =)