quarta-feira, 19 de março de 2008

Jornalismo livre, mas até que ponto?


O mundo virtual cresce diariamente em velocidade surpreendente. O universo digital é como uma second life.
É incontestável as possibilidades de conhecimento e acesso que há na internet. Em termos de comunicação este ambiente é o mais abrangente.
Nele,as informações são trocadas por meio de blogs, que são diários virtuais, mas que hoje tomou uma proporção muito maior. Devido essa expansão o jornalismo atual se apropriou desse meio para possibilitar uma troca de informações na mesma proporção.
Hoje é bastante defendida a idéia do jornalismo livre e os blogs são os meios que melhor se enquadram nesse perfil. Porém duas coisas são questionáveis no tipo de informação que se vinculada no meio web: qualquer pessoa pode divulgar informações jornalísticas com intuito de formar novos pontos de vista; a outra é até que ponto estas informações são acessíveis e livres.
De modo geral, os jornalistas profissionais não se sentem tão cobrados devido a pressão das normas editorias de determinadas empresas. Talvez, por isso muitos extrapolam nos conteúdos que são divulgados, como picuinhas profissionais ou pessoais que tem espaço para aflorarem já que o consideram livre.
Críticas quando bem fundamentada é sempre bem vinda. O contrário, além do autor perder sua credibilidade, torna o espaço virtual um ringue de palavras, quando na verdade o intuito e passar e trocar informações que nos dê pontos de vista diferentes. Não critico a rivalidade que é comum e até fundamental no jornalismo, mas pelo menos no meio “mais livre” dos blogs um pouco mais de ética.
É aí que entra a deixa para a outra discussão o jornalismo livre é potencialmente livre? No que diz respeito as informações e o acesso é possível que sim, mas explorando de forma literal poderia ser mais abrangente, uma vez que aqueles que acessam e dominam o meio virtual restringem o chamado jornalismo livre somente a esse circulo.
Poderia haver uma expansão maior para que a comunicação não fique isolado em um determinado lugar, assim como acontece no jornalismo empresarial atual.
É possível e necessário que os defensores desse tipo de informação possa difundi-la de forma mais abrangente e em todos os meios de comunicação para que não fiquem restritos como acontece no jornalismo tradicional que também necessita urgentemente de uma modificação.

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