terça-feira, 18 de março de 2008

TV ao alcance das mãos



Assistir TV com qualidade de alta definição vai ficar ainda mais prático a partir de abril deste ano, quando será colocado à venda os aparelhos celulares preparados para receber sinal da TV digital. Este lançamento pode, pela primeira vez, fazer sentido funcional na aquisição da transmissão digital.

A produção dos aparelhos 3G está sendo incentivada inclusive pelo Ministro das Comunicações, Hélio Costa, que defendeu incentivos fiscais para popularizar a nova tecnologia e estimular a indústria nacional. No Japão já foram vendidos 20 milhões de aparelhos com recepção digital desde que foram lançados, em abril de 2006.

No Brasil, uma outra questão merece ser discutida: popularizar a transmissão digital não torna melhor a qualidade do conteúdo das emissoras de rede aberta. Motivo pelo qual a TV digital não decolou no país, como esperado durante seu lançamento em dezembro de 2007.

A programação e a forma de assistir TV continuam a mesma da era analógica. O telespectador não tem como interagir com o monitor de LCD e fazer dele um meio para encontrar o que procura. Ao invés disso, simplesmente escolhe o que lhe é oferecido.

A mobilidade e portabilidade dos celulares é o que torna este lançamento mais interessante. Com ele, o cidadão comum, que utiliza transporte público para trabalhar, por exemplo, pode assistir aos seus programas favoritos pela tela do celular em qualquer lugar. Aí sim, a TV digital começa a mostrar sua importância.

Com a aquisição dos aparelhos portáteis, as redes televisivas podem iniciar também uma revolução no modo de fazer TV no Brasil. As novas gerações têm demonstrado que públicos diversos exigem produção de conteúdo diversificado.

O celular que começa a ser vendido em abril será usado por gerações diferentes, com interesses, níveis escolares e classes sociais diferentes. Um motivo a mais para que o conteúdo também comece a ser reformulado e entregue nas mãos ansiosas por um consumo cada vez mais seletivo.

Nenhum comentário: