segunda-feira, 24 de março de 2008

Abandono sem defesa

Bebê resgatada na Lagoa da Pampulha.

Na última sexta-feira, uma notícia publicada pelo site UOL informou que um bebê foi abandonado em uma caixa de papelão na Rua Costa Aguiar 1248, no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo. Segundo policiais militares, a caixa foi encontrada por volta das 22h30, o bebê foi levado ao Pronto-Socorro, onde foi atendido e passava bem. A mãe está foragida, e pode perder a guarda da criança.

Crítica a situação do Brasil com relação ao alto índice de criminalidades envolvendo crianças que são largadas ou maltratadas, sem ao menos saber o porque. E por que essas coisas acontecem? E por que são crianças tão inocentes? O Estatuto da Criança e do adolescente é claro : "Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores". Porém se os pais não cumprem sua obrigação, o Estado e a sociedade entram em ação por meio do Conselho e a criança fica em alguma entidade governamental até que se julgue o caso e seja decidido um destino.

Quando uma criança abandonada não encontra uma segunda família, o próprio estado cuida dela até que complete 18 anos. Os pais que abandonam o filho em locais perigosos atentam contra a vida da criança e por isso são punidos pela justiça.

Curiosidade:
Segundo dados da UNESCO, cerca de 4,2 milhões de brasileiros estão nessa situação, 11% são analfabetos, 67% não concluíram o ensino fundamental, 30,2% não trabalham nem estudam e 71% são negros.

Nenhum comentário: