segunda-feira, 17 de março de 2008

Você é a favor do boicote à Pequim?

O assunto não sai da mídia e as manifestações que se restringiam a estrelas do cinema de Hollywood e atletas olímpicos ganhou força com a recente onda de protestos dos tibetanos, e como consequência, dos taiwaneses.

Acontece o seguinte: Há décadas, o regime comunista instalado na China oprime os cidadãos, mas é claro, de forma velada. Ou melhor, nem sempre velada, contanto que não possa ser divulgado nos meios de comunicações locais, controlados pelo governo. ;-)

Não raro sabemos através da mídia que os números apresentados pelo governo chinês não conferem com números divulgados por outros órgãos respeitados, principalmente quando se trata do número de mortos em conflitos anti-China.

O ator George Cloney protestou, mas não teve o apoio que pretendia. Já o diretor hollywoodiano Steven Spielberg simplesmente abriu mão de ser o organizador da abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, e mostrou seu posicionamento contra as relações que o país mantém com o Sudão.

A República da China investiu muito no desenvolvimento dos poços de petróleo deste país e é sua parceira atualmente. O que os artistas e a comunidade internacional exigem é que a China deixe essa parceria para que o país seja forçado a tomar providências quanto aos seríssimos conflitos na província de Darfur, que já deixou mais de 200 mil mortos.

Agora tibetanos iniciaram protestos como reação às ações de alguns oficiais chineses que teriam levado no Tibete monges budistas presos após a realização de uma passeata para marcar os 49 anos de um levante tibetano contra o domínio chinês. Até os taiwaneses entraram na briga, já que vivem sendo ameaçados de perderem sua autonomia na ilha de Taiwan.

Francamente, até a atriz Tang Wei, que fez cenas sensuais, que sejam de sexo, no filme "Lust, Caution", do conhecido diretor Ang Lee, foi proibida de aparecer na mídia do país...

Estava querendo conferir os jogos em Pequim? Sei não...sequer tenho segurança que as ginastas poderão usar maiô...

Bom, agora vc pode decidir se é ou não a favor do boicote à Pequim...

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Em termos jornalísticos, valeria a pena apreciar o registro feito pelo Jornalismo&Internet, sobre a possibilidade de censura em Pequim, tal como observa Alberto Marques, opinando que "Respeitando a realidade nacional e suas questões ideológicas, acho que o governo Chinês presta um desserviço à população, e a si mesmo, ao bloquear diversos sites e ferramentas sociais. Ele se mostra um profundo desconhecedor da rede. O primeiro site bloqueado, desta vez, foi o YouTube. Além dele, os jornais "The Guardian", Google News, entre outros, após receberem conteúdo sobre os protestos em Lhasa, capital da região autônoma do Tibet, também foram bloqueados.
Neste contexto, os blogs têm desempenhado um papel fundamental em romper com as tentativas de censura na publicação das informações. Na minha opinião, o governo continuará tentando barrar a disseminação de conteúdos e informações na web. Sem sucesso, é claro."
Links relacionados:
http://gjol.blogspot.com/2008/03/governo-chins-conseguir-barrar-divulgao.html
http://www.youtube.com/watch?v=71GiRisLPPk&eurl=http://www.gjol.blogspot.com/