segunda-feira, 17 de março de 2008

O impresso vai resistir ao progresso online



Tanto os novos jornalistas quanto os que já tem anos de prática devem se atualizar e manter-se informados sobre as inovações do mundo digital.



A Internet se desenvolve e se populariza rapidamente, seguido de um impressionante número de publicações eletrônicas. Esta massificação dos textos online vem gerando uma grande discussão entre jornalistas que questionam se os veículos impressos de comunicação vão resistir as constantes inovações e a interatividade que o jornalismo digital possui.
A publicação eletrônica possui muitas vantagens. Maior interatividade, notícias atualizadas com informações adicionais várias vezes ao dia de acordo com os acontecimentos mais recentes, facilidade para ser acessada instantaneamente em qualquer parte do mundo, serviços especiais como a consulta de arquivos de edições anteriores, fóruns para discussões, programas de busca entre outros aspectos tornam o jornalismo digital muito atrativo para quem necessita estar informado o tempo todo. Apesar de toda essa interatividade, onde o leitor sabe da notícia no momento em que ela acontece, ainda existem aqueles que aportam na boa e velha mídia impressa. O jornal impresso, assim como as revistas, pode ser lido no conforto de uma boa poltrona, na rua, no ônibus e levado a qualquer parte. Não necessita de nenhuma condição especial para ser lido.
Atualmente, na Internet, os jornais impressos utilizam-se de parcerias, fazendo com que uma mídia interaja com a outra. O veículo impresso não vê mais a web apenas como uma ameaça, mas sim como um importante instrumento complementar para as empresas jornalísticas.
Alguns acreditam que os jornais tradicionais irão desaparecer diante das inúmeras possibilidades que as novas tecnologias trazem para a profissão. Outros garantem que a Internet não tomará o lugar do velho jornal em papel. Uma coisa é certa, os futuros jornalistas devem estar muito bem integrados com as novas formas de mídia. Assim como aconteceu quando o rádio e a televisão foram criadas, a Internet não substituirá a mídia impressa, mas os jornais irão continuar se adaptando a ela e as que aparecerem futuramente.
Veja aqui, o que os jovens e os futuros jornalistas tem a dizer sobre o jornalismo digital.

Nenhum comentário: