sexta-feira, 21 de março de 2008

Blogosfera reloaded




Mapear blogs de periodistas está previsto pelo Google Earth, no projeto OJB Reader Map.

A leitura das postagens realizadas no Blog Inovajor permite observar uma tendência de alguns autores a escrever sobre blogs, indiciando uma nova visão sobre esta ferramenta, que nasceu diário e está atualmente em plena mutação. Gagliotti trata da credibilidade já obtida por alguns jornalistas, Takaoka sinaliza a evolução deles no meio corporativo, Cardoso o associa à liberdade na web, Guimarães mostra adesão e parcela do crescimento via Techonati, Fernandes demonstra como alguns associam o jornalismo ao humor, ao passo que Hiraoka ainda vê riscos de sensacionalismo.

Isto justifica apontar também outros esforços que vem sendo evidenciado no mundo e que giram em torno da credibilização deste gênero. Na Argentina, Liuzzi concluiu recentemente apresentação em vídeo sobre Blogs e periodismo (acessível no Blog Documental ), contanto com vários relatos e experiências, bem como publicou (via: Tiscar Lara ) o lançamento do número 76 da revista Diálogos, da Felafacs, totalmente voltada para o fenômeno blog. Manuel Castro Vidal, igualmente, produziu um documentário de 22 minutos sobre blogs (foto ), bem sugere em um de seus textos polêmicos, a possibilidade de fugir da concentração das redes, direcionando-se para uma espécie de liberdade junto às RDM (Rede de Distribuição de Moniposts-FAQ), um dos serviços disponíveis na web.

Estes indicativos são apenas um sinal da mobilização em torno desta ferramenta que, aliada às possibilidades da web 2.0, ampliou significativamente a intervenção e o posicionamento de um público que apenas acessava sites e navegava na web. Não à toa, as tendências mais expressiva na contemporaneidade são a constituição de redes e, nelas, o espaço para os desenvolvedores. Seria extremamente complicada uma busca de tudo o que se tem produzido, além de um desafio exploratório interessante que não se pretende esgotar nesta postagem, mas deixa-se aí um convite para os leitores deste que, caso esbarrem em pdfs, estudos ou apresentações sobre blogs, que sugiram por meio do espaço de comentário: a Blogosfera agradece.

Nenhum comentário: