sexta-feira, 28 de março de 2008

O Boticário: empresa de vanguarda


Discutíamos ontem (27/03) em sala de aula sobre a presença das empresas nos diálogos da blogosfera, ativamente ou apenas por citação, e como a troca de informações neste ambiente pode afetá-las. Pois bem: acabo de encontrar, por acaso, um exemplo interessante de postagem em blog pessoal que faz qualquer gerente de comunicação ganhar o dia. Vejam:

"Entrevista para a TV O Boticário
Esta semana dei uma entrevista para a TV O Boticário (um canal interno que o Boticário tem para funcionários, franqueados, etc.) para falar sobre a minha história com a empresa, as postagens aqui do blog, as entrevistas para a Época Negócios e Info e assim por diante. Quem viu as fotos no Flickr antes de eu colocar os títulos e achou que eu ia aparecer na TV, não é nada disso! Não sei se vai aparecer nas TVs das lojas do Boticário, é possível, mas é algo de caráter mais interno. Dito isso, foi bem interessante e certamente diferente, eu nunca tinha dado entrevista filmada. A equipe veio aqui, fizemos uma pré-entrevista e depois filmamos. Quanto mais contato eu tenho com o Boticário, agora de formas menos convencionais, inclusive, mais se solidifica para mim a imagem de empresa de vanguarda sobre a qual escrevi aqui. E, NÃO, eu não estou ganhando nada para dizer isso e este não é um post patrocinado."

O link no fim da postagem conduz ao texto original escrito pela Patrícia, autora do blog Sinestesia, sobre o Boticário e prontamente identificado pela empresa e respondido. É imperdível! Vale a pena conferir o comentário deixado pela funcionária do Centro de Relacionamento com o Cliente da empresa e transcrito pela blogueira.
O achado provoca algumas questões: quanto vale para o Boticário o testemunho de alguém reconhecido como não comprometido com a empresa, de que ela é "uma empresa de vanguarda"? Quanto custa construir imagem semelhante por meio dos canais convencionais, ou seja, televisão, anúncios publicitários, promoções etc., etc., etc.?? Qual tem mais força: a mensagem publicitária ou o testemunho pessoal?

Nenhum comentário: