domingo, 23 de março de 2008

Cuidado, talvez você seja furtado enquanto lê este post


Mãos ao alto! Era assim que os assaltantes costumavam abordar suas vítimas. A expressão que abre esse texto é tão antiga quanto a “por favor” e, é bem provável que ela seja muito mais utilizada. O verbo “costumar” no passado, também lá na primeira linha do texto, não significa que a velha máxima do crime tenha deixado de funcionar mas, quem quer se dar bem de verdade encontrou uma ferramenta poderosa para angariar dinheiro fácil: A internet. O novo clichê é “clique aqui”.

Todo mundo conhece alguém que conhece alguém que teve a senha do banco roubada pela internet. Mas mitos e histórias a parte, impressionam os números apontados pela Identity Theft Resource Center. Segundo a empresa, mais de 79 milhões de registros foram roubados, só nos EUA, durante o ano de 2007. A organização aponta a proliferação de locais que disponibilizem a internet sem fio como principal causa do fenômeno, devido às facilidades que a rede wireless oferece aos piratas virtuais.

A internet é mesmo democrática, agora até mesmo os ladrões preguiçosos podem garantir o sustento da família sem sair de casa. As fraudes mais comuns se dão através de supostos e-mails de bancos, operadoras de celular, e pasmem, até do Governo Federal. Os internautas inocentes abrem os links apontados nas mensagens e a coisa fica feia. Escancaram-se as portas para o roubo de informações importantes, como senhas de bancos, por exemplo. As vitimas demoram a perceber que foram lesadas, isso quando percebem, geralmente os assaltantes camaradas só levam pequenas somas em dinheiro, o que dificulta a repressão às ações criminosas. A vítima perde tão pouco que, ou não percebe, ou não toma as providências necessárias. Acesse o infowester e anote dicas úteis para navegar na web com segurança.

Nenhum comentário: