segunda-feira, 17 de março de 2008

Telejornalismo na Web: útil ou ultrapassado?


O telejornalismo já é bastante difundido na rede mundial de computadores e já não são apenas os vídeos caseiros, aqueles que qualquer pessoa pode colocar e acessar no youtube, que chamam atenção. Emissoras de TV, como Band News e a inglesa BBC, já transmitem em tempo real sua programação, com atrasos - os conhecidos delays - de apenas 15 segundos. Ou seja, as pessoas que não gostam de ler, principalmente no monitor de um computador, podem assistir um telejornal via internet, seja no saguão de um aeroporto ou em um café.

Esse sistema de informação também adota outras formas de tranmissão. Existe, por exemplo, o telejornalismo on-line, que é transmitido ao vivo por um portal de internet, sem vínculo com emissora de tv, como é o caso do Uol News. Esse meio, no entanto, apesar de parecer recente, foi lançado em 2000, quando surgiu a TV TERRA, que apresentava um telejornal virtual ancorado pela jornalista Lílian Wite Fibe.

Há também casos de emissoras, como a ESPN Brasil, que deixam um menu on demand, no qual os internautas podem acessar as reportagens específicas que foram transmitidas na TV. Esse modelo, inclusive, lembra um episódio que serve de exemplo. Há cerca de um mês o site Uol estampava na capa uma reportagem sobre o jogador de futebol brasileiro Eduardo da Silva, que sofreu uma falta na partida entre Arsenal e Birmingham, e teve uma lesão grave no pé esquerdo. A matéria ressaltava que a entrada do zagueiro Martin Taylor havia sido tão brutal, que se Eduardo não tivesse sido atendido a tempo, poderia ter tido o pé amputado. Junto à matéria havia um link, que levava ao site da emissora ESPN BRASIL, onde era possível ver a reportagem completa. E, como é característica da TV, assistir a reportagem chocava o internauta. A cena era dolorida, reflexiva e dizia muito mais que apenas o texto.

ClichÊ ou não, dicussão encerrada ou não, fica aqui o registro que "uma imagem vale mais que mil palavras", e há quem já tenha se rendido a isso. O web jornalismo já há muitos anos tem os vídeos como aliados, resta saber até onde o jornalismo em si, a divulgação de notícias, pode chegar nesse meio. Será que a humanidade caminha para um futuro onde as casas não terão mais aparelhos televisores? Será que estes serão substituídos por computadores super rápidos e equipados? Monitores de alta resolução? Laptops? Ou será que em breve os computadores serão objetos ultrapassados, e tudo estará ao alcance de um celular?

Nenhum comentário: