Blog Jornalístico é a inovação tecnológica em
que o autor é jornalista e ao mesmo tempo editor
---------
Os weblogs, mais conhecidos como blogs estão cada dia mais populares. Entre jornalistas esta nova ferramenta está sendo bem aproveitada: eles se tornaram o laço mais prático e rápido, entre a notícia e o leitor. Sem linguagens de programação e códigos complicados os jornalistas acabam preferindo o blog ao site, pela facilidade de manuseio e possibilidade de interatividade. A liberdade de expressão também é outro ponto marcante. Deste modo ele não funciona somente como uma versão eletrônica de páginas impressas, mas sim de uma versão independente, com inovações feitas pelo autor. Sem regras o jornalista oferece coberturas exclusivas, novos formatos e agilidade, já que ele não “deve” nada à nenhum grande meio de comunicação.
O tipo de linguagem utilizado nas postagens são de escolha do autor; a maioria deles opta pela linguagem coloquial, assim atendendo a um público maior. O blog do jornalista Paulo Moreira Leite é assim: com uma linguagem simples, ele trata dos assuntos mais variados de formas específicas à cada um deles.
A maior luta dos jornalistas blogeiros de todo o mundo é passar credibilidade ao seu público, afinal sem a confiança os blogs não sobrevivem. Diante disso, algumas pesquisas patrocinadas pelo UOL , foram realizadas na intenção de verificar o grau de credibilidade atingido pelos blogs. E as opiniões ficaram divididas, a maioria das pessoas acreditam que a credibilidade dos blogs se dá em consequência da popularidade do jornalista em questão.
Um exemplo de credibilidade é o blog do jornalista Ricardo Noblat, um dos mais acessados do Brasil. Mesmo achando que era uma ferramenta que não tinha futuro, Noblat só se deu conta da tamanha repercussão depois de instalar um medidor de audiência no blog.
E assim esta inovação internética cresce gradativamente: todos os dias novas idéias surgem pelo infinito universo online e os internautas interessados agradecem.
Um comentário:
Gagliotti, isso parece ser apenas o começo da busca da credibilidade. A campanha do Estadão descredibilizando a Blogosfera, a meu ver, colocou este jornal como boi de piranha, fortalecendo os blogueiros.
Recentemente nove pesquisadores do Reino Unido fizeram um levantamento sobre como os blogs tem pautado os meios de comunicação. Veja este estudo em: http://www.guardian.co.uk/technology/2008/mar/09/blogs
Postar um comentário