segunda-feira, 28 de abril de 2008

Manual gratuito de jormalismo 2.0


Diante das novas exigências do mercado, em que é cobrado dos jornalistas o conhecimento das ferramentas da web 2.0, o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas (Austin), desenvolveu o livro "Jornalismo 2.0, Como Sobreviver e Prosperar" (Journalism 2.0: How to Survive and Thrive), assinado pelo jornalista norte-americano Mark Briggs (editor online do jornal The News Tribune, de Tacoma, Washington). Originalmente escrito em inglês, a obra ganhou edições eletrônicas em português e espanhol, que podem ser baixadas gratuitamente no site do centro.


"Jornalismo 2.0, Como Sobreviver e Prosperar" pretende ser um manual prático que proporcione aos leitores condições para que ele ingresse no universo do jornalismo digital. O livro explica as características da web, detalha alguns conceitos básicos como o da
web 2.0, mostra o funcionamento de novos equipamentos eletrônicos (como os iPods, Pen Drives, MP3, telefones celulares e jogos online), destacando sua aplicação no exercício do jornalismo.

Briggs aborda ainda uma série de temas relacionados aos novos métodos de produção de reportagens na Internet, como, por exemplo, técnicas de gravação e edição de áudio digital e podcasts, de captura e edição de imagens digitais (fotografia e vídeo), bem como de produção e narração de roteiros de notícias online.

Em síntese, o manual fornece informações básicas de que
os jornalistas da era digital necessitam para garantir seu espaço no mercado de trabalho.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

:: Valeu, Cássia: sua percepção foi muito pontual, pois mais que falar sobre jornalismo, há que instrumentalizá-lo. à época do lançamento desta obra, só havia em inglês, depois em espanhol e agora e português, significando a importância desta lingua na web.
Aproveitei seu link para colocar esta obra na Biblioteca Free, instalada no blog webjorsuperação.
Espero que todos baixem e comecem a ler!
@_@"
►◄