quarta-feira, 23 de abril de 2008

Jornalista na era digital


O jornalista que deseja ingressar na era digital precisa se adequar. Hoje são inúmeras as especializações para o seguimento.
Antigamente o repórter dispunha de muito poucas ferramentas para entrevistar, escrever e redigir textos. Sem contar a demora para se obter uma foto e ainda correr o o risco de perdê-la. Com a era digital tudo mudou, mas ainda é difícil acompanhar tantos avanços.

O profissional de web (jornalista) além de repórter é também editor e design gráfico. A velocidade das informações e a utilização de ferramentas que facilitam o trabalho cresce a cada dia.

Na faculdade, o estudante de jornalismo conhece algumas ferramentas e têm uma prévia de como é o cenário do jornalista da web. Mas não aprende tudo que precisa para acompanhar o mercado.

Para quem é dinâmico e aprecia a velocidade de textos diretos, curtos, porém com um conteúdo rico em informações, a dica é terminar a graduação já com desejo de procurar cursos nas áreas de design, jornalismo digital, entre outros.
Além disso, alguns sites estão dando oportunidades para treinee, onde o profissional recebe treinamento especializado para atuar na era digital.

Nenhum comentário: