segunda-feira, 7 de abril de 2008

TV DIGITAL AINDA É DESCONHECIDA DO PÚBLICO


O início das transmissões oficiais da TV digital foram realizadas em dezembro do ano passado na cidade de São Paulo. As principais emissoras já iniciaram as transmissões e estão trocando os equipamentos analógicos por digitais. Todos estão ansiosos pelas inovações que a nova televisão pode trazer como imagem e som de alta qualidade, interatividade. Todos, exceto quem assiste à televisão.
É verdade, a maioria dos brasileiros sequer entendeu o que é HDTV, sigla em inglês que significa High Definition Television ou televisão de alta definição e como isso pode e vai influenciar o modo pela qual se assiste à televisão. Uma pesquisa divulgada pelo IBOPE constatou que 70% dos entrevistados já ouviram falar em TV digital, mas não sabem o que pode mudar com essa nova tecnologia.
Um dos principais fatores desse desconhecimento por grande parte da população se deve ao fato de o emissor transmitir o sinal em alta definição, porém o receptor vê esse sinal no modo analógico. A grande maioria ainda não assistiu aos programas com alta definição, por isso não sabe qual é a diferença entre uma transmissão e outra.
Em maio o governo brasileiro deve começar uma grande campanha de conscientização sobre as transmissões digitais. No entanto, qual é a melhor forma de se saber o que é TV digital! Assistindo à TV digital.
Isso só será possível se o conversor digital – também conhecido como set-top box – for comercializado por um preço popular. O preço do conversor varia entre R$ 490,00 a R$ 1200,00. O aparelho é necessário, pois o que muda com a TV digital não apenas a qualidade da imagem, mas também a forma com que o sinal é transmitido. A imagem passará a ser enviada em códigos binários, linguagem igual à dos computadores. Para que os televisores possam receber o novo sinal e converter as imagens é fundamental o conversor. Dessa forma, os brasileiros poderão entender e sentir na pele, ou melhor, ver com os próprios olhos os benefícios de se assistir a um programa com alta definição.