segunda-feira, 7 de abril de 2008

Blog x imparcialidade = 0


Buscar a imparcialidade através de meios de comunicação é uma quimera. Estamos cansados de discutir esse tipo de assunto, porém, alguns insistem de tal maneira que criam teorias mirabolantes para concluírem, no final, que a imparcialidade, bem como a credibilidade, serão sempre postas sempre em cheque. Nós jornalistas (por que não chamar assim?) não podemos perder mais tempo tentando evitar com que nossos textos tenham juízo de valor. É claro que (por politicagem) sempre vamos tentar, mas é obvio que já mais chegaremos ao objetivo da isenção. Afinal, o que é ou será repassado para o papel tem sempre uma visão subjetiva.

Em se tratando dos blogs, a imparcialidade passa longe. O blog é um ambiente poderoso da comunicação o qual não se pede imparcialidade. O que não vai fazer com fique com mais ou menos crédito. Conquistar a confiança nesse espaço é um tanto difícil, quase uma utopia, ainda mais se o leitor não conhecer o autor. Mas há aqueles que conseguem. O fácil acesso à internet escandalizou a forma de fazer notícia. Se bem que de alguma forma ajuda. Mas tê-la como referência é ingenuidade.

A pluralidade das informações é inúmera, mas quantas são legitimas? A tecla vai se desgastando na medida em que vamos forçando a internet estabelecer-se como único meio de comunicação. É uma tecnologia a qual devemos nos apropriar, porém, jamais tê-la como fonte exclusiva de informação. Pergunto: quantos vão atrás de outras informações sobre determinados assuntos após terem visto na web? Os blogs inserem-se nessa questão. Hoje encontramos de tudo nesse campo e é por isso, que ao meu ver, não conseguirão atingir uma influencia significativa em uma pesquisa, por exemplo.

Mas que fique claro que encontraremos (sim!) informações que tenham em seu conteúdo veracidade naquilo que se informa, mas não custa nada apurar, não é mesmo?

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