sábado, 19 de abril de 2008
Estado da arte do Software Livre
Tela da TV livre conectada ao FISL
---------------
Mesmo antes de encerrar o evento, o 9º Fórum Internacional Software Livre registrava números tidos como surpreendentes: 7.417 visitantes, 60 expositores, 382 palestrantes, 280 palestras. O evento, que ocorreu na PUC-RS, recebeu vários notáveis do universo web, como Roger Brinkley (da Sun), Linux InternationalTim Bernes Lee, Jon Maddog Hall (da Linux International), Etienne Delacroix (PhD do College of William and Mary), entre outros. Além de poder assistir as palestras ao vivo, a Fisl também possibilitou diálogo entre os presentes por meio de chat, exemplo de dinamismo online.
Para quem está prestes a ingressar no mercado jornalístico, torna-se obrigatório ler, rever e anotar as idéias e tendências oferecidas neste evento. Segundo André Deak, apesar de a Globo.com utilizar software livre desde 2002, causou surpresa quando o gerente de Tecnologia da empresa , Jacques Douglas Varaschim, revelou que que todo "o sistema de votação do Big Brother Brasil, os blogs do portal e muito da parte interna de transmissão de vídeos é totalmente open source."
Para apreciar o material deste evento, basta ir no endereço oficial, de onde se pode acessar o Blog, bem como as imagens que estão no Flickr, além da possibilidade de distribuição dos vídeos do evento (em pacotes) atuando como um seeder (semeador). Para tanto, há que se recorrer a um cliente da empresa responsável, a Bit Torrent. Segundo os organizadores, nestes três dias quem mais acessou os ambiente online foram países como Estados Unidos, Portugal, Alemanha e Argentina.
@_@"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário