terça-feira, 8 de abril de 2008

Sensacionalismo: a exploração da mídia

Sensacionalismo é geralmente o nome dado a um tipo de postura editorial adotada regular ou esporadicamente por determinados meios de comunicação, que se caracteriza pelo exagero, pelo apelo emotivo e pelo uso de imagens fortes na cobertura de um fato jornalístico. (Definição da Wikipedia).
No momento ao lermos essa definição, logo pensamos no caso da garotinha Isabella que foi supostamente jogada do prédio onde seu pai e também suspeito mora. A mídia acompanha esse caso passo a passo, cada descoberta ou evidencias são noticiadas, nada fora do comum, senão fosse o verdadeiro espetáculo que a mídia está fazendo.
Compreendo que um crime desse tipo provoca indignação e comoção nacional, mas o que ocorre na verdade é um sensacionalismo, que se aproveita da desgraça e da revolta das pessoas. Informar é necessário e cobrar das autoridades justiça é um dos deveres do jornalismo, é uma prestação de serviço, mas agora repetir a mesma notícia, três à cinco vezes tendo como pano de fundo apenas a delegacia no qual o caso é investigado é demais, sem contar as imagens e fotos que tem como objetivo emocionar o telespectador. Isso ocorre em todos os jornais de quase todas as emissoras, que se propõe a ficar transmitindo cerca de meia hora alguma nova descoberta do crime.
As revistas e os jornais também entraram na onda de explorar o caso Isabella, não precisamos ler para saber quais são as manchetes.

Nenhum comentário: