segunda-feira, 7 de abril de 2008

Ampliação dos blogs no Jornalismo

Por Tatiana Pereira

Entre as diversas mudanças e novidades, destaco alguns pontos que achei altamente positivos:

Os blogs estão roubando a audiência dos meios tradicionais de jornalismo, segundo um estudo do Projeto de Excelência em Jornalismo, do Instituto de pesquisa afiliado à Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.
A idéia de criar uma redação conectada através do blog , onde os jornalistas do impresso, radiofônico e televisivo definitivamente implicará o profissional em ser multimídia. Claro que isso não acontece de um dia para o outro, é uma cultura que deve ser construída internamente.
Os colunistas cada vez mais estão se tornando blogueiros. Poderemos ler online e em tempo real colunistas diariamente, através das mídias diárias. O desafio deles será trazer para a internet o exclusivo, o novo, a informação ágil. Não dá para reproduzir tão somente as notas dos jornais, deverá haver interação com o público e com outros blogs.
Um portal e não mais a simples reprodução online do jornal impresso, radiofônico ou televisivo. Há um feedback mais constante do leitor. Com as notícias comentadas, o leitor terá voz e participa da cobertura.
O jornalismo participativo também deve estar presente, na forma do espaço leitor-repórter, como já tem hoje no em alguns blogs. Com o Diário online, o Clic passará a ser o portal guarda-chuva de todos os veículos.
Até nas escolas de mídia está se ensinando "jornalismo de convergência", na tentativa de levar a disciplina para a rede. Leia mais nesta quarta no caderno Vida& do Estado. Já existem muitos endereços que usam a ferramenta para fazer jornalismo. O jornal The Guardian, por exemplo, tem um blog.
Outros exemplos são o Boing boing, que ganhou prêmio de melhor blog no Bloggie awards (http://2005.bloggies.com/), e o Gizmodo (http://www.gizmodo.com/), um blog sobre gadgets.O Slashdot traz notícias sobre tecnologia sob o slogan "Notícias para nerds".
No Brasil, os blogs de Marcelo Tas (http://marcelotas.blog.uol.com.br/), Ricardo Noblat (http://noblat.blig.ig.com.br/) e Paulo Markun (http://www.markun.weblogger.terra.com.br/) já são bem famosos.
Conheça o site brasileiro do Comitê para proteção dos Bloggers (http://cpbbrasil.blogspot.com/).
Uma ação na Justiça americana movida pela Apple questiona quem é considerado jornalista e pode preservar as suas fontes. Veja matéria do Link clicando aqui.
A idéia de ampliar o blog no jornalismo é fazer com que os jornais do portal sejam das comunidades, pautados e feitos por elas. A relação desses relatos com o jornalismo é que provavelmente essas pessoas estão comparando o trabalho realizado no site com o estilo mídia de massa e têm podido sentir a diferença: enquanto os que seguem a escola da grande mídia são levados, em nome da comunidade, a criar, pautar, apurar, redigir, editar, formatar e publicar, no nosso caso elas podem assumir estes papéis (ou só parte deles, se ainda não estiverem preparadas).
É uma relação de inovação: os mecanismos de rede tendem a se realizar plenamente na medida em que seus usuários conseguem superar a estrutura vertical e autoritária que caracteriza a sociedade. A vivência da comunicação em rede cria um fenômeno novo, que tende a impregnar as relações sociais de trabalho, grupais e até pessoais, com um espírito mais democrático e participativo.

Nenhum comentário: