segunda-feira, 7 de abril de 2008

Cota ou Censura?


Quem possui TV por assinatura de algum tempo pra cá tem se deparado com uma campanha incomum contra o Projeto de Lei 29/2007.
O projeto consiste em criação de cotas para a programação dos canais pagos no Brasil, ou seja, os canais terão que destinar no mínimo 50% de sua programação para produtos nacionais e os canais internacionais pelo menos 10%.
A campanha contra esse projeto foi denominada “Liberdade na TV”.
Basicamente o Brasil está passando por um processo de adaptação para essa nova forma de TV. Com o inicio da implantação da TV digital as TVs por assinatura estão investindo cada vez mais em promoções tentadoras.
Diversidade de informação é o que buscam as pessoas que procuram esse tipo de serviço. Com a imposição de cotas os canais serão obrigados a abrir mão dessa diversidade para dar espaço a mais novelas, “Aqui Agoras”, “Gugus”, “Faustos”, “Pânicos” e “BBBs” da vida para preencher o espaço.
Oh e agora quem poderá nos ajudar? Chama o capitão Nascimento quem sabe ele não diz : “Ninguém vai cotar nada, ninguém vai cotar nada!”.
Essa imposição de cotas também irá afetar o mundo cinematográfico, as produtoras precisariam da maior parte do capital nacional. Será que depois da implantação do projeto Fome Zero o nosso presidente irá implantar o “cinema Zero” para produtoras que não têm condições de conseguir o capital necessário?
O Brasil tem sim de capacidade para produzir programas de maior qualidade, mas enquanto não arrumamos o que está errado no que já existe não vamos estragar o que está bom!
Agora pergunto essa lei impõe uma cota ou é apenas uma censura disfarçada como a exibição da novela das 8 as 9?
Loucuras do nosso cotidiano.

Nenhum comentário: