segunda-feira, 7 de abril de 2008

A influência de blogs Pro - Ana e Mia nos jovens

As siglas Ana e Mia são utilizadas por adolescente e jovens no mundo dos blogs, a fim de encobrir o seu real sentido. Na verdade Ana significa Anorexia e Mia Bulimia, são doenças que causam transtornos de ordem alimentar e estão ligados a diversos distúrbios psicológicos.O comportamento que uma pessoa com anorexia apresenta na maioria dos casos é uma visão distorcida de si próprio levando a ver-se como "gordo", mesmo tendo seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura. Desta forma utilizam meios nada usais para emagrecer como dietas, exercícios fisicos intensos, indução ao vômito, diuréticos, jejum e laxantes.Já as pessoas com bulimia tem vergonha do seu peso, possuem complexo de inferioridade e baixo auto-estima. Comem compulsivamente o tempo todo, e ao se verem derrotados pela comida, para elimarem o excesso ingerido tentam vomitar, tomam laxantes ou moderadores de apetite.Navegando pela internet, mas precisamente nos sites de busca, é possível encontrar blogs de pró-ana e mia. A maioria são jovens que sofrem de ambas as doenças, e as encaram com um estilo de vida. E usam de blogs e sites para o incentivo a prática de métodos absurdos de emagrecimento.
Estes blogs foram desenvolvidos por jovens meninas, entre 15 e 19 anos de idade. Criando assim um grupo virtual que gira em torno do culto à magreza. Ensinam como enganar a fome, fazem estratégias perigosas para conseguir ficar sem comer, inventam mil maneiras de como evitar que que seus familiares percebam o que está acontecendo.Os blogs pró-anorexia foram inspirados em sites que surgiram inicialmente nos Estados Unidos. Depois surgiram versões brasileiras de website. As autoras anoréxicas demonstram uma extrema necessidade de serem magras, e negam a qualquer custo que estejam realmente doentes. E através destes portais acabam se vendo incentivadas a prosseguir com sua busca incansável por um corpo ainda mais magro.
A internet possibilitou a proliferação dessas comunidades virtuais, e ao invés delas se unirem para o combate a doença, ajudam-se a continuar nela.Essas garotas na vida real são retraídas e anti-socias e veêm a internet como um companheiro virtual para se libertarem de todos seus medos. Neste mundo elas podem tudo, até formar opinião. É possível perceber que nestes blogs uma grande quantidade de imagens e fotografias de modelos e atrizes magras, que estão ou estiverm no auge da mídia. As personagens das fotos são vistas como deusas a serem seguidas e uma fonte de inspiração.A mídia vangloria a magreza e as autoras dos blogs tomam emprestado o mesmo argumento. Através dele demonstram seu culto à anorexia. As imagens de artistas espalhadas por quase todos os blogs não deixam dúvidas. A mídia acaba contribuindo negativamente para o aumento desses tipos de sites e a continuação desse comportamento doentio.Observa-se nos blogs que ao mesmo tempo em que essas garotas veneram a magreza, exibem sua fraqueza orgânica, pois quando comem culpam-se, punem-se e odeiam-se. Desta forma nota-se que a própria fraqueza converge numa exaltação absurda da necessidade de serem magras.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou uma dessas "garotas" que viaja pela internet, saltando de site em site pro ana ou pro mia. A verdade é que não sou nenhuma anti social, muito pelo contrário. tenho um grupo imenso de amigos, uma familia extraordinaria e incansavel. mas luto sozinha. ninguem sabe, nem nunca ninguem saberá..
só queria chamar a atençao para o facto de que nem sempre as coisas sao tao faceis como parecem. As criticas, essas sim, sao faceis.