terça-feira, 7 de junho de 2011

Umbanda

Orixás e alguns guias da Umbada
Camila Carvalho

A Umbanda apresenta sete possíveis origens diferentes. Embora muitos autores afirmam que essa religião teria surgido em solo brasileiro quando o médium Zélio Fernandino de Moraes incorporou o espírito do Caboclo das Sete Encruzilhadas, outros afirmam que a palavra Umbanda já existia na África. Tanto a visão kardecista, quanto à africana são aceitas.
Além dessas origens, a Umbanda também apresenta outras, que são a indígena, mágica, espiritual, mística e a origem cristã, também conhecida como católica.
A partir dessas diferentes concepções da origem, surgem várias vertentes da Umbanda. As sete vertentes são: Umbanda Branca; Umbanda Pura; Umbanda Popular; Umbanda Tradicional; Umbanda Esotérica ou Iniciática; Umbanda Traçada, Mista e Omolocô; Umbanda de Caboclo; Umbanda de Jurema; Umbandaime; Umbanda Eclética; Umbanda Sagrada ou Umbanda Natural; Umbanda Cristã.
Todas as origens e as vertentes da Umbanda são explicadas em “História de Umbanda: uma religião brasileira. Outro livro que também explica um pouco a origem desse tipo de culto aos orixás tem como título “Umbanda Sagrada – Religião, Ciência, Magia e Mistérios”. Este livro é o que existo hoje de mais completo e atualizado com relação ao tema. A diferença é que este explica a Umbanda, a partir dos conceitos de religião, ciência, magia e mistérios.
Já nas mídias voltadas para a comunicação, existe várias rádio dedicas ao tema, no entanto, uma das que mais tem informação é a Web Rádio Toques de Aruanda. O diferencial desta rádio é que ela utiliza bastante o recurso do áudio visual. Além de ouvir as músicas, que são conhecidas como ponto na Umbanda, mais pedidas, e assistir vídeos que homenageiam entidades e adquirir mais conhecimento. Também é possível ver a galeria de fotos e acompanhar a rádio nas redes sociais como o facebook, o twitter e o Orkut.
Outra mídia voltada para a comunicação e o conhecimento é o Jornal da Umbanda Sagrada. O jornal filantrópico, é feito com reportagens voltadas para ampliar o conhecimento dos leitores sobre a Umbanda, entrevistas com pessoas de destaque no meio umbandista e artigos assinados por dirigentes de terreiros e estudiosos sobre o tema.
Existem muitas obras e mídias que abordam a Umbanda. Tudo para que seus adeptos e simpatizantes adquiram mais conhecimento e para as pessoas que julgam sem conhecer que passem a conhecer e no mínimo respeitar.

2 comentários:

webjorsuperacao disse...

Legal Beranger, pois nota-se uma complexidade neste tema, muitas vezes desprezado por preconceitos.
De outro modo, senti a falta dos links para ampliar conhecimentos

webjorsuperacao disse...

Ei, cadê os marcadores deste asunto! kkkk