terça-feira, 14 de junho de 2011

Amores de internet e seu lado comercial


Letícia Yajima
RGM 39.108

Vejo na internet um apelo comercial muito grande. Por onde andamos vemos cartazes, folhetos, propagandas sobre sites, blogs, e outros tipo de ferramentas da web.
Outro lado bastante investido nesse mundo virtual, seria a forma prática de conhecer pessoas, e por quê não, se apaixonar por elas.
Conheço diversas pessoas que já se apaixonaram por uma pessoa que conheceram on-line. E isso acaba influenciando nos produtos oferecidos a esse tipo de pessoa.
Principalmente na música, vemos que há um tipo de letra só para esse tipo de pessoa, como vemos na letra de Amor Virtual, do grupo Sampa Crew.
Vemos que no mercado atual há muitas coisas relacionadas a relacionamento a distância.
Há muitos sites também com objetivo de juntar perfis de pessoas que tem gostos em comum, dando uma 'forcinha' ao destino e apresentando um ao outro via web.
Sites como o eHarmony, que está a 10 anos com esse tipo de objetivo, juntar pessoas.
Há também muitos autores que tentam explicar esse fenômeno de relacionamento pela internet, no site Digestivo Cultural, há um artigo de José Knoplich, intitulado 'Os extremos do amor virtual', que faz uma reflexão sobre os casos de violência que surgem de encontros programados virtualmente, lendo o artigo percebi que as mulheres (psicólogas), tendem a aceitar mais esse tipo de relacionamento.
Se pararmos para analisar que todas as comunidades do orkut relacionadas a esse tema, tem mais de 10.000 seguidores, como essa por exemplo: Amor Virtual. E pararmos para pensar que poucas pessoas tem duas comunidades iguais com o mesmo tema, veremos que hoje em dia é comum se relacionar virtualmente.
Um dos poucos livros que achei do tema, 'O amor está na rede', de Erica Queiroz. No livro a autora afirma, com muita segurança, que há uma disponibilidade muito grande de homens e mulheres solteiros, de todas as idades, nas mesmas condições, desejando ser encontrados. Ela conta que foi assim que encontrou seu grnade amor e decidiu escrever o livro, para ajudar a eliminar o medo e o preconceito contra conhecer alguém pela internet. O livro busca desvendar os mistérios dos sites de relacionamentos, ensina a criar um perfil vencerdor, dá dicas de como se prevenir contra golpistas, viciados em namoro on-line e pessoas casadas, e, finalmente, mostra os passos importantes para o primeiro encontro e como se deve proceder a seguir.
Parando para analisar todos esses links citados acima, vejo nesse ramo de amor virtual, uma grande forma de se lucrar e investir.
Apesar da grande popularidade, a pouco investimento para esse tipo de pessoa, que defende a tese de que relacionamentos via web podem dar certo.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

LÊ, muito legal, pois vc passeia pelo tema com muita tranquilidade. Inseriu os links e até aponta lucro. Mas o ideal seria fala na 3ª pessoa. kkk