terça-feira, 14 de junho de 2011

Diretas,Caras Pintadas e o Alto Tietê






O periodo que compreende as duas últimas décadas do século 20 foi talvez o mais importante na história recente do Brasil . Nesse periodo aconteceram as mudanças mais importantes na politica brasileira, saímos de um periodo de 21 anos de ditadura militar tivemos a eleição do primeiro precidente civil e periodos em que a população sofreu com a hiperinflação e diversas trocas de moedas.
No entanto Várias obras do mercado editorial retratam esse período em forma de reportagem, um dos melhores exemplos e o livro Noticias do Planalto.

Ele faz um Raio-X da mídia na época da eleição e do governo Collor mostrando como ela se comportou na época da eleição e nos diversos escandalos que envolveram seu governo

Outro Livro importante que fala sobre esse período é 15 meses que abalaram a ditadura nele são contados os bastidores da elaboração da emenda que propunha as eleições diretas e das manifestações que tomaram conta das ruas naquela época.

No entanto os livros reportagem muitas vezes são muito técnicos e especificos e acabam por satisfazer apenas aquelas pessoas que de alguma forma entendem do assunto o que cria uma lacuna comercial limitando a venda do livro já que ele se torna um mero livro de estudo
O texto de crônica tem um pé no jornalismo lierário muito perto do romance por isso atrai a atenção dos jovens. O mercado editorial hoje está carente de autores de crônicas e os que estão no mercado se dedicam a retratar temas do dia -a-dia muitas vezes esquecendo de revisitar fatos marcantes da história brasileira.

Um livro que juntasse os dois gêneros, reportagem e crônica contando fatos que marcaram a história política do País e como eles refletiram em uma região como o Alto Tietê seria algo inovador no mercado editorial e traria uma grande contribuição principalmente para a região retratada atraindo não só pessoas que etemdm do assunto como acontece com os livors reportagem mas também pessoas comuns da região que que de alguma forma vão se ver retratadas no livro outro atrativo seria o formato de bolso do livro que diminuiria o custo e aumentaria a tiragem do livro

Vejo nesse modelo um grande potencial no mercado editorial.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Naure, legal, pois sei que algumas obras vc já leu. Mas senti falta dos links da pesquisa que amarra este Estado da Arte.