terça-feira, 10 de maio de 2011

Comunidade Emaús

Discípulos de Emaús reconheceram Jesus ao partir o pão




Francine Bezerra


O segmento escolhido para o meu projeto Vôo Solo da Universidade de Mogi das Cruzes foi o de livro reportagem retrato, descrição de literatura apresentada no livro de Edvaldo Pereira Lima, na obra Páginas Ampliadas. O tema do projeto será a Comunidade Católica de Vida e Aliança Emaús, de Suzano. O projeto visa criar um retrato dessa Comunidade e atender a necessidade das pessoas envolvidas, voluntários e a Paróquia, de saber um pouco mais da obra da Comunidade, de sua trajetória e das perspectivas para o futuro. Atende a demanda comunitária em um aspecto regional.

Podemos fazer um paralelo com as seguintes obras acadêmicas com teor religioso: “Há Fé na Terra da Razão” possui um relatório que descreve o conteúdo do livro reportagem sobre o Projeto Universidades Renovadas que trata do processo da Renovação Carismática Católica inserida nas Universidades. No relatório do livro reportagem "Peregrinos: Entre a cruz a o milagre” descreve a obra como “de clara importância dentro do estudo dos fenômenos de manifestação religiosa que se apresentam no Piauí, sendo Santa Cruz dos Milagres o mais importante e visitado ponto de turismo religioso do Estado." O vídeo Institucional sobre a Comunidade Católica Canção Nova, tem como proposta a mesma que a do Vôo Solo, retrata o objeto de estudo só que no formato audiovisual.

Há também dois sites dedicados ao mundo católico mas com características diferentes .O site Catolicismo deriva da revista de mesmo nome que já existe há meio século e tem a proposta de levar o que acontece na Igreja pelo mundo afora para atualizar os fiéis. O outro site, Católicos, nasceu como site mesmo e deve ser por isso que é mais interativo.

"Há Fé na Terra da Razão” mescla a linguagem científica com a linguagem informal. O trabalho tem a proposta de ser um tipo de jornalismo participativo porque em muitas passagens há o uso da primeira pessoa do singular. "Peregrinos: Entre a cruz a o milagre” apresenta um caráter mais acadêmico e sem participação ativa do repórter no fato. Nos sites percebe-se a diferença de que no Catolicismo há uma proposta mais "engessada" que deve seguir o padrão da revista que dá nome ao endereço eletrônico. Na página da web de Católicos interessante observar que eles adquiriram um endereço eletrônico relevante de católicos.com.br.

O relatório de "Há Fé na Terra da Razão”, não segue à risca os métodos da ABNT. Porém há uma rica bibliografia com 16 referências. Em "Peregrinos: Entre a cruz a o milagre”, há uma maior neutralidade jornalística, característica importante para trabalhar com o livro reportagem retrato. No site Catolicismo há uma grande abrangência do mundo católico mas de uma perspectiva jornalística. Na página de Católicos, porém, há uma maior interatividade e criatividade para trabalhar com esse mundo religioso. Há a possibilidade de se acender uma vela virtual. A perspectiva é de que se busque essa criatividade no projeto Voo Solo também. O vídeo Institucional ajuda a compreender o processo de se retratar uma Comunidade, o que se busca nesse projeto através do livro reportagem.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Gostei de sua pesquisa e texto, muito bem organizados. Observei no entanto que vc prefere escrever em 1ª pessoa, e senti a falta dos marcadores