segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Vote e fiscalize a votação americana

Jovem retrata votação em um estado dos EUA, em 2004

A eleição para presidente dos EUA, depois de 20 meses de intenso debate e embate entre candidatos, correligionários e os únicos partidos Republicano e Democrata, por certo não poderia cessar sem que o cidadão fosse intensamente convidado a votar, haja vista o voto ser opcional.

Em meio a várias insinuações —racismo, fraude, suspeitas de aumento de impostos, entre outos — e variáveis como crise econômica, monitoramento do Iraque, entre outros, esta eleição ganha expressividade. Mas o que chama a atenção vem do fato de o sistema de votação americano ser bastante complexo, pois além dos Estados decidirem, e do fato de haver vários sistemas e metodologias em uso, a idéia de fraude assusta muitos americanos, motivo pelo qual eles mesmos precisam estar atentos.

A partir das suspeitas de fraude ocorridas dem 2000 e 2004, o site Videothevote convida a todos os cidadãos e repórteres-cidadãos que utilizem sua câmeras para registrar o processo eleitoral, que começou bem antes da data marcada, no caso esta terça-feira, 4 de novembro.

A proposta do site tem como lastro o jornalismo cidadão, recurso que pode demonstar não só o clima da votação, as condições ou, quem sabe, alguma irregularidade. Os organizadores dizem ser "uma iniciativa para proteger direitos de voto através de um acompanhamento do processo eleitoral".

De acordo com o Videothevote, a preocupação de ve ser de todos —cidadãos, videographers amadores, ativistas, cineastas, entre outros, todos "unidos por um compromisso de reforço da democracia através da superintendência do cidadão".

O pedido e o roteiro para que este serviço dê resultado, sugere o que pode ser feito depois da inscrição de adesão: Videographers: cobrir os problemas na sua área ou sair e em seu próprio documento; Despachantes: monitoração da eleição e envio de videographers para obter as histórias; Drivers: ajudar os videographers a chegarem a seus destinos; Uploaders / suporte técnico: certificação dos vídeos on-line e obtenção de meios de comunicação social o mais rápido possível; Blogueiros: difusão dos melhores clipes.
-----
Via: Twitter de Heingold

Nenhum comentário: