sexta-feira, 14 de novembro de 2008

CTO for Obama, please!

Obamacto: possibilidades e estatísticas de voto nas demandas do novo secretário de Tecnologia

A partir de "uma mera sugestão" sinalizada na campanha de Barack Obama, a idéia de um CTO (chief technology officer) no governo americano avança de modo expressivo, demonstrando não só viabilidade, mas também um vigor desta mídia em transformar pistas em projetos, bem como a materialização disso em vários desdobramentos. A título de esclarecimento, CTO é aquele que comanda a infra-estrutura da área de tecnologia, diferente do CIO, usa isso estratégicamente.
A empresa Front Seat, que administra o site, oferece 10 possibilidades de voto em itens que o internauta considere fundamentais, além deste poder sugerir outros itens ao provável chief. A Front Seat, segundo o IDG News, não possui nenhum vínculo com a equipe de Obama, que disse em 2007 "que seria o primeiro presidente a nomear um CTO - ou secretário de Tecnologia – para os EUA".
Diante disso, várias especulações fizeram sinalizar nomes como Eric Schmidt, Chief Executive Officer (CEO) do Google, bem como Steve Ballmer, CEO da Microsoft.
No momento da elaboração desta postagem, o Obamacto registrava (foto) como item mais votado o relacionado à internet, cujos 8896 votos procuram valorizar a garantia ampla, acessível e neutra da rede.
sem dúvida esta notícia assume uma importância estratégica e inovadora, demandando a partir disso variados enfoques, como a contribuição dos dados do Obamacto.org para as políticas da Secretaria de Tecnologia; o status da rede, e o uso —e criação de— novas ferramentas para dimensionar a internet; os investimentos em tecnologia que parecem ter sido expressivamente afetados com a crise americana; a inserção de um profissional cujo perfil associa-se à constantes mudanças, em um universo político no qual geralmente viceja o lobby, a burocracia etc, entre outras.

Via: IDG News

Nenhum comentário: