quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Internet movida a energia solar




Filme ilustrativo sobre a net via solar

A credibilidade e o status do código aberto na web é algo inquestionável na contemporaneidade. Um dos responsáveis por esta inovação é o grupo de desenvolvedores GNU, que desta vez sugerem a possibilidade de levar web para lugares que não possuem eletricidade, ligação ou telefonia.

Quem informa é um dos integrantes do GNUveau Networks, Scott Johnson, que desenvolveu um "hub" Internet, movido à energia solar. Ele diz que isso é possível, pois existem verdadeiras instalações SolarNetOne na África, fornecendo conectividade sem fios e "Internet Café" acesso a centenas de pessoas. O hub, é um sistema executando o Ubuntu GNU/Linux.

Utilizando um sistema off-the-shelf hardware, Scott que modifica a voltagem economizando energia. Ou, como acentua quando o computador é movido à energfia solar: "A Watt é rei."

Em lugares tão inóspitos, pode ser difícil o trabalho do comunicador. Imaginar alguém de publicidade tentando vender produtos para pessoas que não tem dinheiro nem para comida parece ser no mínimo hilário. Mas a informação e a atuação jornalística, nestes casos, são fundamentais, tal como dizia o pesquisador americano Wilbur Schramm. Na atualidade, estas ações acentuam o fator inclusão social e valorizam quem lida com a comunicação.
-----
Via: Twitter Remixtures

Nenhum comentário: