sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Buzzword, para edição online

Página de acesso à conta free do Buzzword da Adobe

Após o advento da web 2.0, as empresas de softwares enfrentaram uma avalanche de possibilidades criadas por meio de tecnologias que valorizam o usuário e contam com a participação destes na experimentação, uso e divulgação de produtos free.

A Adobe pareceu reticente no início, mas depois do Adobe Air para desenvolvedores, também permitiu que os usuários tivessem o Photoshop online e já há algum tempo o Buzzword, uma janela online na qual se pode produzir diretamente no suporte PDF.

O Buzzword associa a simplicidade de um editor de texto e a sofisticação estética da Adobe no tocante à seleção de ferramentas que podem ser utilizadas. Além disso, é possível compartilhar os documentos com outros, elegendo status de co-produtor ou apenas leitor. Tudo o que é realizado é registrado, permitindo ao autor ter uma noção do andamento daquilo que elabora.
Sem dúvida é uma ferramenta que ajuda não só professores, mas também escritores e jornalistas que estejam em uma atividade coletiva.

Esta ferramenta está intimamente associada à versão 9.0 do Adobe Reader, possível de ser acessado pelo menú deste software. Uma vez no Buzzword, depois de criar a conta, será possível conectar a Adobe, criar pdfs, compartilhar, e ver os arquivos criados. Além disso, é possível ver o que se trata no blog (em inglês), ou mesmo acessar assuntos discutidos em foruns temáticos (em inglês), mas para isso o protocolo de ingresso precisa ser completado com endereço, função, status na empresa em que atua, entre outros, além de um nickname.

Nenhum comentário: