domingo, 5 de outubro de 2008

Acompanhe a apuração eleitoral em tempo real

http://info.abril.com.br/imagem/fwa/1207942005240_58.jpg


O TSE está sofisticando o sistema de acesso a informações relacionadas ao processo de eleição. Em seu espaço de site, priorizou a divulgação dos serviços demandados nesta eleição, especialmente no tocante ao acompanhamento dos dados em tempo real.

O Tribunal informa que da 17hs do dia da eleição, 5 de outrubro, estarão disponíveis apenas os serviços de Divulgação de Resultados e Centro de Divulgação (Divulga 2008), ou seja, por meio de um programa que pode ser baixado pelo internauta, o cidadão poderá acompanhar todo o processo de apuração. O arquivo está em formato zip e tem 4,34 MB.

De acordo com a administração do espaço na web, "o retorno do site completo está previsto para as 12h de segunda, 6/10/2008." Isso será possível porque com as urnas eletrônicas , "95% dos votos de 126 milhões de eleitores são apurados até a meia noite, diz o site ComoTudoFunciona.

Para os pretensos e jornalistas mais antenados, fica a sugestão de uso do software e do acompanhamento das eleições não só para avaliar este serviço, mas também para compreender e divulgar todo o processo, dentro das possibilidades de cada um.
Esta proposta deixa uma possibilidade que poderia ser seguida pelos demais poderes no tocante ao que fazem.

Imaginem o site do Executivo em tempo real disponibilizado orçamento, uso e viabilidade de ações políticas, sociais e de crescimento, entre outras prestações de contas, serviço que por vezes são realizados por Ongs. Imaginem, ainda, o Legislativo mostrando a presença dos deputados e senadores, o nível de produção e propostas e mesmo votações sintonizadas com a sociedade que os elegeram.
-----
Via: Observatório bíblico + TSE + ComoTudoFunciona

Nenhum comentário: