sábado, 20 de dezembro de 2008

URL sintética e rápida no Twitter

Vídeo explicativo para os twitteiros

Para otimizar os 140 caracteres oferecidos para escrever mensagens no Twitter, a empresa sofisticou o métido de redução dos endereços URL. Tal como mostra o vídeo acima, basta selecionar a URL de algum texto sugerido e clicar com o botão direito sobre tal seleção, de modo a que haja uma compactação adequada. 
Enquanto uma ferramenta com característica lifestream, que permite seguir as pessoas, ao oferecer espaço reduzido para as mensagens estabelece um desafio para a objetividade, bem como a necessária adaptação de um vocabulário enxuto. Isso seria impossível para a inserção de links, cujos endereços geralmente são extensos. Antes do serviço atual, as URL inseridas no campo de escrita eram transformadas automaticamente, mas em alguns casos era necessátio acessar o site do serviço de compactação, no caso a Tinyurl
Uma vez neste local, colava-se o endereço em um espaço , solicitava-se a adaptação para um endereço mais curto, de modo a não comprometer o espaço restrito de escrita no Twitter.
Com a possibiliade atual, o twitteiro não precisa abrir outra janela para buscar este serviço adhoc.
Para os jornalistas que usam esta ferramenta isso ajuda bastante, pois otimiza a remessa de links, muitas vezes necessários para entendimento dos assuntos tratados em poucas palavras. Em outras palavras, uma ferramenta nunca está pronta ou sempre pode receber um incremento!

Nenhum comentário: