sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Vamo que Vamo reúne novidades no Twitter

Vídeo piloto explica o VQV

O Twitter tem chamado a atenção de muitos inovadores e experimentalistas. A novidade prometida desde 16 de novembro vem de Eddie Silva, criador do VQV, Vamo que Vamo, com a promessa de trazer novidades e polêmicas por meio dos usuários. No vídeo piloto, Silva não só apresenta a proposta como também ilustra como o mesmo funcionará!
O Twitter, classificado como microblogging, pelos limites implícitos (140 caracteres para as mensagens), e pela possibilidade de seguir as pessoas, tem despertado elogios e críticas quanto a seu efetivo objetivo. Nesse sentido, vale a pena ler o texto de Carlos Nepomuceno, intitulado Twitter não é a casa do Big Brother.
O que Silva está propondo poderia ser classificado não só como espaço de divulgação, mas também uma estratégia que poderia agregar publicidade e mesmo a formação de um outro tipo de comunidade voltada para coisas práticas da vida, bem como para inspitaão de novas idéias. Um laboratório que nasce simples e sugere acompanhamento e desdobramentos.
O VQV foi lançado em 22 de dezembro e para um período de nascimento extremamente curto, a data desta postagem apresentava o seguinte perfil 4,139 following_me, 539 followers_me, e 9 updates.
-----

domingo, 21 de dezembro de 2008

Google ensina a colocar widgets


Vídeo didático dos widgets no Youtube

O Google, sistematicamente insere inovações em seus serviços. Desta vez, procura explicar como inserir vários gadgets, janelas de informação padronizadas e esteticamente funcionais para sites e blogs.
O vídeo acima explica como os que têm conta no Google podem incrementar seus blogs. Vale a pena experimentar, pois além de enriquecer a home, também permite um outro nível informacional para os leitores. Em alguns casos eles são fundamentais.
Os jornalistas que trabalham com registros fotográficos ou ensaios, experimentos narrativos ou mesmo com agregadores podem otimizar expresivamente seus espaços na web.

sábado, 20 de dezembro de 2008

URL sintética e rápida no Twitter

Vídeo explicativo para os twitteiros

Para otimizar os 140 caracteres oferecidos para escrever mensagens no Twitter, a empresa sofisticou o métido de redução dos endereços URL. Tal como mostra o vídeo acima, basta selecionar a URL de algum texto sugerido e clicar com o botão direito sobre tal seleção, de modo a que haja uma compactação adequada. 
Enquanto uma ferramenta com característica lifestream, que permite seguir as pessoas, ao oferecer espaço reduzido para as mensagens estabelece um desafio para a objetividade, bem como a necessária adaptação de um vocabulário enxuto. Isso seria impossível para a inserção de links, cujos endereços geralmente são extensos. Antes do serviço atual, as URL inseridas no campo de escrita eram transformadas automaticamente, mas em alguns casos era necessátio acessar o site do serviço de compactação, no caso a Tinyurl
Uma vez neste local, colava-se o endereço em um espaço , solicitava-se a adaptação para um endereço mais curto, de modo a não comprometer o espaço restrito de escrita no Twitter.
Com a possibiliade atual, o twitteiro não precisa abrir outra janela para buscar este serviço adhoc.
Para os jornalistas que usam esta ferramenta isso ajuda bastante, pois otimiza a remessa de links, muitas vezes necessários para entendimento dos assuntos tratados em poucas palavras. Em outras palavras, uma ferramenta nunca está pronta ou sempre pode receber um incremento!

domingo, 14 de dezembro de 2008

Artistas do olhar


Maldito Seas  por Tània Depares
Maldito Seas, de Tània

O Flickr é um universo fotográfico do Yahoo, mas não basta este registro. Uma navegação mais acurada é possível encontra grupos de especialistas em fotografia com profissionais geniais. Um exemplo é o grupo Created Digital Motion, onde se pode encontrar , por exemplo Tània Depares, uma espanhola que mistura imagens em meio a nuvens, tal como memórias que persistem diante de uma lente que não é só a da máquina, mas a de quem vê e se vê nos cenários.
Um problema, no entanto é não ser possível colocar estes grupos como contatos, mecanismo que permitiria receber avisos de atualização sempre que houvesse inserção de trabalhos. Para isso, é preciso ingressar no grupo. E quem se atreveria a ingressar sem ao menos dialogar no mesmo nível, com produções metalinguísticas, híbridas e inovadoras!? Este parece ser um desafio que vale a pena para o profissional contemporâneo, do qual se exige não só percepção, mas desdobramento nas habilidades e competências. Fica o desafio/convite!
-----