domingo, 24 de fevereiro de 2008

Estadão e NYT, bem parecidos...



Homes do Estadão e NYT: dá para comparar!?
----------
O Estadão e o New York Times estão bem parecidos no ambiente web, pelo menos no tocante ao uso de abas simulando um fichário em que se pode ser os cadernos. Mas essa comparação dura pouco quando se observa o modo de apresentação interna das abas.

O Estadão tem posicionado o material dentro de uma simplicidade beneditina, ao passo que o NYT tem mesclado linguagens como por exemplo o recurso do flash para algumas abas, especialmente nos anúncios e na revista virtual.

Isso pode levar a uma discussão interessante: um jornal impresso deveria ser simples no ambiente web, reproduzindo o que é no papel, ou ser arrojado e distanciar a identidade destas mídias!? Tal questionamento é até certo ponto provocativo, pois muitos autores acentuam que a grande mídia tem feito apenas a transposição de seu material impresso para o ambiente virtual
Para os mais curiosos fica o convite para navegação em ambos os jornais.

5 comentários:

Samanta Fernandes disse...

Tudo que dá certo é copiado mesmo que timidamente. Um exemplo é que na nossa região - o Alto Tietê - , todos os meios impressos seguem o manual do Estadão ou da Folha e procuram muitas vezes copiar também a diagramação. Portanto,sempre haverá uma referência. Acredito que com a Web também seja dessa forma, mas antes de tudo é preciso inovar sempre.

Anônimo disse...

No conteúdo, nas chamadas, isso tb acontece. Dar uma olhadinha p/ ver como o The Guardian ou o Clarín estão noticiando um fato de grande repercussão mundial não deve ser incomum. A grande sacada está na abordagem, sendo assim, se sua idéia conjugada à idéia deles resultar na manchete 'perfeita', com a provocação adequada a ser feita ao leitor, vamos nessa!

Cássia Siqueira disse...

O site do El País (www.elpais.com/espana/) é ainda mais parecido com o do Estadão. A organização das abas é muito semelhante (com o índice linear abaixo das abas), assim como a distribuição do conteúdo em cada página. Além disso, ambos os sites têm abas na cor azul.

Cássia Siqueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cássia Siqueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.